segunda-feira, 15 de junho de 2009

Aspies famosos


· Wolfgang Amadeus Mozart - Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart; (27 de Janeiro de 1756 – 5 de Dezembro de 1791), foi um compositor prolífico e influente do período clássico, autor de mais de 600 obras - muitas tidas como referências da música sinfônica, concertante, operática, coral, pianística e de câmara - e um dos compositores de música clássica mais populares de todos os tempos.
· Isaac Newton - Sir Isaac Newton (Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 — Londres, 31 de Março de 1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes em História da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundam a mecânica clássica.
· Van Gogh - Vincent Willem van Gogh. (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Somente após a sua morte sua obra foi amplamente reconhecida.
· Albert Einstein - Albert Einstein (Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955) foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prémio Nobel da Física de 1921 pela explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
· Alfred Hitchcock - Sir Alfred Joseph Hitchcock (Londres, 13 de Agosto de 1899 — Los Angeles, 29 de Abril de 1980) foi um cineasta anglo-americano, considerado o mestre dos filmes de suspense, sendo um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.
· Robin Williams - Robin McLaurin Williams (Chicago, 21 de julho de 1951) é um ator e comediante estadunidense, vencedor do Óscar, Globo de Ouro e o do Grammy.
· Woody Allen - Allan Stewart Königsberg (Brooklyn, Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935) é um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico americano, ganhou três Oscars e inúmeros outros prêmios.
· Thomas Jefferson - Thomas Jefferson (Shadwell, 13 de Abril de 1743 — Monticello, 4 de Julho de 1826) foi um advogado e político dos Estados Unidos da América, terceiro presidente daquele país (de 1801 a 1809). Além de estadista, foi também um filósofo político, um revolucionário, proprietário agrícola, arquiteto, arqueólogo, autor e um espírito elucidativo do Iluminismo.
· Al Gore Em 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu, em uma eleição marcada por contagem polémica dos votos, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares, já que Bush obteve mais delegados no colégio eleitoral. Em 2006, lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do Óscar de melhor documentário em 2007.
· Bobby Fischer - Robert "Bobby" James Fischer (Chicago, 9 de março de 1943 — Reykjavik, 17 de Janeiro de 2008) foi um famoso enxadrista, originalmente norte-americano, naturalizado islandês e ex-campeão mundial de xadrez.
· Mark Twain, pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, (Florida, 30 de Novembro de 1835 — Redding, 21 de Abril de 1910) foi um escritor, humorista e romancista norte-americano.
· Hans Asperger (pronuncia-se ásperguer) nasceu em 18 de Fevereiro de 1906 em uma fazenda nos arredores de Viena, mais velho de dois irmãos. Ainda muito novo, mostrou talentos especiais com a linguagem e, nos primeiros anos de escola, era conhecido por recitar o poeta austríaco Franz Grillparzer. Tinha dificuldade em fazer amigos e era considerado "distante" mas, na juventude, nos anos 1920, formou amizades que duraram sua vida toda. Formou-se em Medicina em 1931 e assumiu a direção da estação ludo-pedagógica na clínica infantil da universidade em Viena, em 1932. Desde 1934 esteve envolvido com a clínica psiquiátrica, em Leipzig.
· John Nash - John Forbes Nash Jr. (Bluefield (Virgínia Ocidental), 13 de Junho de 1928, é um matemático norte-americano que trabalhou na Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais, servindo como Matemático Sénior de Investigação na Universidade de Princeton. Compartilhou o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel de 1994 com Reinhard Selten e John Harsanyi. Nash também é conhecido por ter tido sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante, nomeado por oito Oscars, baseado no livro-biográfico homónimo, que apresentou seu génio para a matemática e sua luta contra a esquizofrenia.
· Andy Warhol - Andrew Warhola ou Andy Warhol (Pittsburgh, 6 de Agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de Fevereiro de 1987) foi um pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.
· James Taylor Músico James Vernon Taylor (12 de março de 1948, em Boston, Massachusetts), EUA, é um músico norte-americano, compositor e intérprete da fusão do "country-gospel-rock"
· Bill Gates William Henry Gates III KBE, GCIH (Seattle, 28 de outubro de 1955), mais conhecido como Bill Gates, é, em parceria com o sócio Paul Allen, o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Quanto à riqueza da família, em 2008, perdeu o posto de homem mais rico do mundo para família Walton, mas em 2009 voltou a ser o homem mais rico do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário