terça-feira, 18 de agosto de 2009

autismo e telepatia


Telepatia existe!
José Antonio Campoy

Cientistas britânicos identificaram uma parte do cérebro que pode "ler" o cérebro dos outros. Isto é, adivinha o que os outros pensam e sentem. Os cientistas têm chegado a esta conclusão a partir do comportamento de crianças autistas e adultos. Os autistas (autismo é uma doença genética) podem ser pessoas muito inteligentes, mas com grande dificuldade em comunicar com os outros e uma falta de imaginação flexível. A diferença entre a inteligência e comportamento social é uma clara indicação de que existe uma parte especializada do cérebro que ocorre nesta capacidade.

Bem, para encontrar o centro da "mente leitura" cientistas do Instituto de Psiquiatria de Londres ter sido baseado em técnicas varredura e estudados casos de pessoas que sofreram danos cerebrais como resultados de um acidente vascular cerebral ou de embolia. Para os voluntários que participaram do estudo foram fornecidos histórias de engano, persuasão, a dupla intenção, várias formas e personagens animados para excitar reações em seu cérebro[1]. Dra. Francesca Happe, psicóloga e diretora de conhecimento do inquérito, disse em uma palestra por ocasião do congresso da Associação Britânica de Ciências da Universidade de Sheffield do seguinte modo:

"Nós temos descoberto regiões cerebrais específicas (lóbulos central e frontal) cujas atividades a aumentam somente quando a pessoa lê a mente do outro. Nós então utilizamos o mesmo procedimento, mas com indivíduos muito inteligentes que possuem uma forma de autismo chamado ‘Síndrome de Asperger’ e vimos que uma ativação semelhante, mas sem o aumento das atividades específicas do cérebro dessa mesma área ativada em pessoas normais."


Estes resultados foram confirmados por um estudo em pacientes que sofreram acidentes vasculares cerebrais que têm afetado o lado direito do cérebro. Pelo mesmo viés, Happe constatou que muitos dos seus doentes tinham uma visão social limitada enquanto compreendiam perfeitamente as histórias que não têm conteúdo social. Happe continuou, dizendo que existe uma clara vantagem evolutiva em ser capaz de ler a mente, "enganar, colaborar, comunicar e simpatizar", acrescentando:

"A nossa capacidade de ler mentes dos outros parece ser o resultado de circuitos cerebrais que evoluíram especificamente e que podem ser afetados seletivamente. A relação entre a leitura da mente e da consciência é uma área muito interessante para pesquisas futuras. Estamos lendo nossas mentes com o mesmo mecanismo que o dos outros? Se encontrarmos o local do cérebro que realiza este papel social pode estar no bom caminho para curar autismo".


COMO DESENVOLVER O PROCESSO TELEPÁTICO?

Telepatia ou transmissão de pensamento não é um fato universalmente reconhecido pela comunidade científica internacional. No entanto, sua existência foi comprovada cientificamente em laboratório pelo conhecido neurofisiologista e pesquisador Jacobo Grinberg Zilberbaum[2] há mais de dez anos.


Mantive inúmeras conversas com ele sobre o assunto durante as horas em que estávamos em Espanha. Mas, não pude ouvir os progressos alcançados nos últimos tempos, porque a última vez que o convidei ao departamento da Universidade de Madri para palestra sobre o assunto há cinco anos, descobri com surpresa que ele havia ido embora. E ainda falta a partir de hoje, mas os sinais da polícia, confuso, no início das investigações apontam para a sua morte quase certa. Não, evidentemente, é o único. Desde então, muitos cientistas que, seguindo essa linha, não têm dúvidas sobre isso. Há apenas um ano e meio, falando em Madrid com outro neurofisiologista americano Karl Pribram, "pai" do modelo holográfico do cérebro e um dos mais reputados cientistas do nosso século, eu expressa ceticismo, a este respeito. Tinha acabado de concluir uma investigação sobre o processo de familiarizar o cérebro com aquilo que nos rodeia e ofereceu para publicá-lo nesta revista. Guardei o texto na minha mesa, porque, apesar do seu interesse evidente, a sua dimensão impede-me de publicar e não me atrevo a cortar, sem risco de eliminar uma explicação rigorosa. Espero que eu possa fazer no futuro.

Mas esse sorriso encantador e duradouro personagem de cabelo branco do profeta que viaja o mundo e continua a trabalhar na Universidade de Stanford, em seus mais de 80 anos é, apesar da sua proposta ousada sobre o cérebro como um decodificador em que holográfico megauniverso viver em um homem muito prático, que não gosta de ousar na fronteira do considerados paranormais. Afinal, ele sabe o que aconteceu ao nosso amigo comum Raymond Moody, cuja inegável reputação como um psiquiatra foi colocado em questão, entre outros do seu livro "A vida depois da vida" e sua subseqüente investigação o "Teatro da Mente", em Choccolocco. Nesse momento ele teve de retratar publicamente declarações em seu próprio livro para ser contratado novamente como chefe de departamento em uma universidade.


Daí a importância de o atual descoberta do Dr. Francesca Happe. E não porque a sua contribuição é essencial hoje, mas, mais uma vez, reabre a polêmica sobre o potencial do cérebro. Ou talvez ela teria que falar sobre a mente? Relativamente, a mente e o cérebro são as mesmas? Obviamente, mas não tantos cientistas acreditam. Mas esse é um assunto de outro artigo. A minha intenção, em suma, não é senão o leitor dizer que estamos a falar de uma questão para ser resolvida. E existem muitos cientistas que têm postulado a existência de telepatia e desenvolveram as suas propostas teóricas a este respeito. Por isso, em nome de todos eles, fazer um breve resumo do que este processo é suposto ser. Hora e de investigação serão removidos ou razões. E talvez as pessoas gostam Jacobo Grinberg então ver seu trabalho reconhecido, embora seja postumamente.

TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO


Os que afirmam a existência de telepatia acreditam que o cérebro humano é capaz de enviar e receber mensagens sob a forma de pensamento. E dizem também que a linguagem conceitual é telepática, e, portanto, todos os conteúdos conscientes, de acordo com suas características, são decodificados ou "traduzidos", de acordo com seu nível de compreensão e cultural. Eles explicaram ainda que todos os seres humanos sãos emitem ondas cerebrais eletromagnéticas de uma constante duração e freqüência a ser determinada, tais como impressões digitais de cada um. Isso não interfere no outro. Isto é, como se cada homem tinha o seu próprio canal como acontece com o rádio. Obviamente, que viajam através do éter que permeia todo o cosmos em uma maneira similar como um peixe se move através da água ou gás, através do ar. Uma vez lá, os pensamentos são transmitidos sob a forma de ondas circulares, como as que são produzidas quando uma pedra cai na água. Pensamentos serão recolhidos por outros, dependendo em grande medida da intensidade ou poder tanto do remetente como do receptor. Alguns acreditam, no entanto, que o pensamento pode ser captado em distâncias maiores. De um ponto de vista físico, as glândulas responsáveis pela transmissão e recepção de pensamentos seriam as glândulas pituitária e pineal. Até agora, o que é amplamente aceito por esses pesquisadores.


Outros cientistas dizem não acreditam. É necessário apenas que as suas crenças não dificultem o trabalho.


[1] Tal hipótese foi aprofundada pela pesquisa sobre neurônios-espelhos. v. Revista Scientific American Brasil – nº 55, dezembro/2006 <http://euautista.blogspot.com/2009/06/espelhos-quebrados.html>
[2] Para nossa surpresa, Jacobo foi um dos companheiros de Carlos Castaneda e autor de livros esotéricos, como Cantos de uma ignorância iluminada. Veja seu testemunho sobre CC em Los Testigos do Nagual: <http://marcelobolshawgomes.ohinodasemana.net/?p=428 > (N. do tradutor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário