sábado, 11 de julho de 2009

Critério diagnóstico da Síndrome de Asperger


Critério resumido:

I. Distúrbio social - egocentricidade extrema
II. Padrão limitado de interesses
III. Rotinas e rituais
IV. Peculiaridades de fala e linguagem
V. Problemas com comunicação não-verbal
VI. Falta de coordenação motora (a pessoa é atrapalhada e desengonçada)

Critério detalhado:

I. Redução marcante na interação social recíproca (pelo menos duas das características abaixo):

a) Não tem amigos, é inábil para interagir com colegas
b) Pouca preocupação em fazer amizades no começo da vida
c) É socialmente e emocionalmente inapropriado
d) Tem pouca empatia, a menos que lhe chamem a atenção e digam que ele deveria se preocupar com isso

II. Interesses restritos (pelo menos uma das características abaixo):

a) Exclusão de outras atividades
b) Padrão repetitivo
c) Interesse mais mecânico do que relacionado ao significado

III. Imposição de rotinas e interesses (pelo menos uma das características abaixo):

a) Impostas para ele mesmo
b) Impostas para os outros

IV. Problemas com a fala e com a linguagem (pelo menos três das características abaixo):

a) Desenvolvimento atrasado
b) Linguagem expressiva superficialmente perfeita
c) Pedante, formal
d) Estilo monótono ou anormal
e) Compreensão comprometida, apesar da “linguagem perfeita”

V. Aspectos não-verbais:

a) Olhar anormal
b) Linguagem corporal esquisita
c) Uso limitado dos gestos
d) Expressão facial limitada
e) Expressões faciais inapropriadas



VI. Jeito “desengonçado”: Performance insatisfatória em exame neurodesenvolvimental.


MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático. Colaboração: Marialice de Castro Vatavuk. 4.ed. São Paulo: AMA; Brasília : CORDE, 2004. p. 73-75

6 comentários:

  1. demorei muito para falar quando criança, depois falava demais.Inventava histórias enormes e todas tinham cobrás como assunto principal.Era extremamente tímida, não conseguia desenvolver uma conversa normal, ficava toda travada.Quando adulta tinha uma dificuldade enorme de fazer trabalho em grupo, não conseguia interagir com ninguém em sala de aula.Me tornei um adulto solitário,não tenho amigos,mal conheço meus vizinhos, a voz humana me irrita, prefiro a companhia dos meus gatos.Sou desajeitada e tenho um andar cambaleante de bebada, esbarro em tudo.Será que sou asperger?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sim. Bem vinda ao clube. :)

    ResponderExcluir
  3. Quando criança,comecei a ler,escrever e fazer cálculos com apenas 3 anos.Nunca tive amigos,apenas 1 ou 2 colegas com os quais conseguia me relacionar,porém ia perdendo interesse e me afastando deles...ao invés de brincar,fazia cálculos.Desenvolvi meus próprios métodos para cálculos e outras áreas,calculo exatamente meu tempo para atividades e faço tudo dentro da mesma rotina,caso saia fora do esperado,acabo frustrada.Nunca consegui me relacionar com alguém no sentido 'amoroso' por não conseguir demonstrar afeto e coisas do tipo,e na verdade,não sinto muito...não me importo com muitas coisas assim como me importo extremamente com outras.Meus familiares constantemente reclamam de minha 'frieza',porém,não sou fria...não entendo o porquê dizem-me isto.Todos reclamam também de minha grosseria,porém não me considero uma pessoa grosseira.
    Também não tenho coordenação motora,sou 'atrapalhada',digamos...minha letra é horrível,consigo escrever até mesmo contos complexos,porém não consigo entender textos e afins alheios...
    Comecei a ler sobre Asperger e estou pensando que talvez o tenha,gostaria de sua opinião sobre o caso.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. tenho 15 anos e já tive depressão, e quando li sobre asperger recentemente, me identifiquei muito com a maioria dos sintomas : aprendi a ler sozinha aos 4 anos, e sempre fui muito boa em exatas. tenho dificuldades para me relacionar, e por isso, me esforço para nao perder os poucos amigos que tenho. sou racional demais, minha coordenação motora é péssima, presto atenção demais aos detalhes e não consigo ler o todo, e nao leio expressões faciais facilmente. odeio quando me fazem sair da rotina e quando me interesso por algo fico 'obcecada' e só penso nisso. será que posso ter asperger? minha psicóloga provavelmente só começou a desconfiar agora, pois antes, eu não conseguia me abrir muito com ela.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia

    Por eu desconfiar que tenho a síndrome, e pelo fato de procurar, ter tido interesse pelo tratamento agora, eu gostaria de ver com vocês quem teria interesse em criar um blog para fins de discussão sobre aspectos de nossas vidas no dia a dia. Isso de maneira muito simples, sem que haja exposição desnecessária.

    Eu, realmente, me acho muito parecida com os aspergers. Inclusive, acho muito difícil que eu não seja uma.

    Espero por respostas. Tem que ser alguém bom, criativo, e que queira abrir uma sala de conversa.

    Isso pode ser bastante terapêutico também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não posso abrir um blog para o proposto por vc. sugiro que vc procure um profissional para se certificar do diagnóstico e fóruns que existem para conversar. nossa proposta aqui não é essa, apenas oferecer informação básica. obg

      Excluir