quinta-feira, 18 de junho de 2009

dia do orgulho


DIA DO ORGULHO AUTISTA - 5ª EDIÇÃO MUNDIAL
PROMOÇÃO:MOVIMENTO ORGULHO AUTISTA BRASIL

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SUBSECRETARIA DE CIDADANIA
COORDENADORIA PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO DF

Data: 18 e 19 (5ª e 6ª) de junho de 2009.Horário: 8:00 às 19:00Local: Auditório o IESB – L2 / 613-614 SUL – Brasília – DFInscrições: (61)3905-1390 e (61)3905-1279 (CORDE-DF)


**Certificado de participação (com carga horária) somente para os inscritos por telefone, mediante assinatura presencial.

PARTICIPAÇÃO TOTALMENTE GRATUITA

Programação:

Dia 18 de junho (5ª feira)8:00 – Credenciamento.

9:00 – Abertura Solene pelo Presidente da mesa Fernando Cotta. Coordenador da CORDE/DF (Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal). Fundador do MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil). Conselheiro do CODDEDE (Conselho dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência). Conselheiro do Conselho de Saúde do DF. Presidente do Fórum de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Presidente do Conselho do Prêmio Orgulho Autista. Vice-presidente da ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo). Pai de Autista.

Composição da mesa da matutina:- José Roberto Arruda Governador do Distrito Federal.- Alexandra Capone Diretora-Presidenta do MOAB. Mãe de Autista.- Márcia Muniz. Presidenta da Comissão Permanente de Acessibilidade do Governo do Distrito Federal.- César Pessoa de Melo. Subsecretário de Cidadania do Governo do Distrito Federal.- Benício Tavares. Deputado Distrital. Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal). Autor do projeto de lei que institui a política de atendimento aos Autistas no Distrito Federal. Autor da lei que criou a política distrital da Pessoa com Deficiência.

10:00 – Ana Maria Bereohff. “Autismo, uma Inclusão de Vidas”Psicóloga clínica especializada em Transtornos Invasivos do Desenvolvimento pela Organização Mundial de Autismo. Consultora Técnica da ABRA - Associação Brasileira de Autismo; Consultora Institucional.
Ganhadora do III Prêmio Orgulho Autista.

10:45 – “Coffee Break”.

11:15 – Fernando Cotta. “Autismo e Deficiências - A Experiência da CORDE/DF, em Brasília”

12:00 – Debate: Perguntas dos participantes aos convidados da manhã.

12:30 – Almoço.

14:00 – Composição da mesa vespertina:- Niusarete Lima. Vice-coordenadora da CORDE. Mãe de autista.- Giselda Jordão. Gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do GDF.- José Luiz Valente. Secretário de Estado de Educação do GDF.

15:00 – Argemiro de Paula Garcia Filho. “A Internet na Organização da Luta por Direitos das Pessoas com Autismo”. Secretário-Geral da ABRAÇA(Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo ). Coordenador da AFAGA (Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista). Mediador da comunidade virtual ‘Autismo no Brasil’. Ganhador do I Prêmio Orgulho Autista. Pai de Autista.

15:45 – Lúcia Helena Vasconcelos Freire. “O Perfil do Profissional”. Psicóloga Clínica, com Especialização em Educação Especial. Professora aposentada -Secretaria de Educação do DF. Ganhadora do I Prêmio Orgulho Autista.

16:30 – Ike Baris. “Diagnóstico Precoce e o Impacto no Tratamento do Paciente”
Médico Pediatra. Especialista em saúde da família. Instrutor do SAMU/ DF. Ganhador do I Prêmio Orgulho Autista.

17:15 – “Coffee Break”.

17:45 – Debate: Perguntas dos participantes aos convidados da tarde.

18:15 – Encerramentos das atividades do 1º dia.

Dia 19 de junho (6ª feira)

9:00 – Abertura pelo Presidente da mesa: Fernando Cotta.Composição da mesa matutina:- Alexandre Costa e Silva. Psicólogo. Diretor Técnico da Casa da Esperança.- Maria do Carmo Tourinho. Membro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Mãe de Autista.- José Nivaldino Rodrigues. Inspetor de Polícia Rodoviária Federal. Presidente do Sindicato do DPRF. Mestre em sociologia.- Alexandre Mapurunga. Presidente do Conselho dos Direitos e Defesa da Pessoa com Deficiência do Estado do Ceará. Membro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).

10:00 – Fátima Dourado. “Casa da Esperança: Diagnóstico e Atenção Integral para Pessoas com Autismo”Médica Pediatra e Psiquiatra Infantil. Fundadora e Diretora Clínica da Fundação Casa da Esperança . Coordenadora da rede Brasil Esperança para pessoas Autistas. Presidente da ABRAÇA (Associação BRAsileira para a aÇão por direitos das pessoas com Autismo.)Mãe de dois jovens com autismo. Diretora da Casa da Esperança. Ganhadora do I Prêmio Orgulho Autista.

10:45 – “Coffee Break”.

11:15 – Sônia Maria de Oliveira. “Família: Base para o processo de inclusão das pessoas autistas.”Assistente Social. Fundadora da Casa da Esperança e Diretora do NAF (Núcleo de Atendimento às Famílias de pessoas autistas atendidas na Casa da Esperança). Membro da ABRAÇA (Associação Brasileira para Ação das Pessoas com Autismo). Mãe de jovem com Síndrome de RETT.

12:00 – Debate: Perguntas dos participantes aos convidados da manhã.

12:30 – Almoço.

14:00 – Composição da mesa vespertina:-Simone Roballo. Coordenadora da Faculdade de Psicologia do UniCEUB. Psicóloga clínica.-Lilian Cavalheiro Rodrigues. Psicóloga clínica. PhD em análise do comportamento e educação especial. Docente do IESB.-Teobaldo Ribas. Diretor Acadêmico do IESB. Mestre em engenharia de produção.

15:00 – José Salomão Schwartzman.“Neurônios Espelho e os Transtornos do Espectro Autista”Médico neurologista da infância e da adolescência. Professor titular do curso de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Editor científico do periódico ‘Temas Sobre Desenvolvimento’ da editora MEMNON. Diretor científico da Associação de Síndrome de RETT de São Paulo (ABRE-TE).

15:45 – Rosa Horita. “Saúde-Pública e Autismo - o Papel do SUS”Médica psiquiatra de crianças e adolescentes. Profissional do CAPSi do COMPP. Ganhadora do II Prêmio Orgulho Autista.

16:30 – Walter Camargos. “Autismo em Bebês”
Médico. Ganhador do III Prêmio Orgulho Autista.

17:15 – “Coffee Break”.

17:45 – Debate: Perguntas dos participantes aos convidados da tarde.

18:15 – Encerramento solene e entrega dos certificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário