quinta-feira, 4 de março de 2010

Artigo

TEORIA SOCIAL COGNITIVA E O TRATAMENTO DA SÍNDROME DE ASPERGER/AUTISMO
Resumo: Este texto, além de se pretender um breve resumo comentado sobre os avanços e limitações das idéias do psicólogo contemporâneo Albert Bandura e dos conceitos principais da teoria de aprendizagem social e da teoria social cognitiva trata também da evolução das teorias e tratamentos sobre autismo. A idéia é demonstrar que as novas psicologias cognitivas podem ajudar a entender e a tratar (em conjunto com outras terapias) dos transtornos de desenvolvimento do espectro autista, principalmente a Síndrome de Asperger.

Palavras-chave: psicologia cognitiva – síndrome de Asperger – aprendizado social.

Summary: This text, besides intending an abbreviation summary commented on about the progresses and limitations of the contemporary psychologist's Albert Bandura ideas and of the main concepts of the theory of social learning and of the cognitive social theory it also treats of the evolution of the theories and treatments on autism. The idea is to demonstrate that the new psychology cognitive can help to understand and to treat (together with other therapies) of the upset of development of the autistic spectrum, mainly the Syndrome of Asperger.

Word-key: cognitive psychology - syndrome of Asperger – social learning.
Introdução

Durante os anos 90, as idéias de Bandura passaram a desempenhar um papel importante no cenário global, passando a ser ensinadas em praticamente todas as universidades de psicologia e de pedagogia do mundo. Mais que isso: milhões de pessoas, desiludidos com a psicanálise e com o behaviorismo, passaram a trabalhar terapeuticamente a partir do enfoque cognitivo comportamental proposto por Bandura e por outros pesquisadores. Passou-se do modelo terapêutico das entrevistas interpretativas para treinamentos orientados para ação.

O ponto de partida de Bandura é perguntar como as pessoas exercem algum controle sobre seu comportamento? Para os adeptos do determinismo ambiental unidirecional (ou Behaviorismo) o homem é produto do meio ambiente. Por outro lado para os diferentes tipos de humanismo idealista, é o homem que cria as condições na qual se desenvolve. Ambas as perspectivas, apesar de antagônicas, acreditam na reciprocidade do aspecto oposto. Ou seja, tanto os comportamentalistas crêem na capacidade do homem de mudar o ambiente, como os idealistas observam o condicionamento ambiental.

O modelo de Bandura é resultado de três interfaces teóricas simultâneas: de suas críticas ao behaviorismo radical de Skinner, de seu diálogo com outros cognitivistas como Piaget e dos seus avanços clínicos e terapêuticos em relação à psicanálise e a Freud. Em relação a Skinner, Bandura introduziu a categoria de Self (não do modo esotérico como na tradição junguiana, mas como um campo da subjetividade e de interpretação afetiva dos estímulos). Em contrapartida, Bandura coloca a reflexão freudiana dentro de um contexto comportamental. E, finalmente, em relação a Piaget, Bandura repensa a idéia de aprendizado cognitivo.

Apenas a teoria da aprendizagem social insere um terceiro termo no modelo, postulando um determinismo recíproco entre os fatores ambientais, pessoais e comportamentais. Na teoria da aprendizagem social, há um sistema de controle – a agência e suas funções cognitivas - em que a auto-regulação é governada pela antecipação e por auto-reações afetivas.

Nosso primeiro enunciado é que o modelo triádico de condicionamento recíproco elaborado por Bandura permite definir os comportamentos autistas como aqueles que têm uma deficiência de interação direta entre comportamento e ambiente, fazendo com que se desenvolvam resiliências, ecolias, recorrências e fixações no campo cognitivo. O autista aprende a adequar seu comportamento indiretamente através de modelações secundárias ou repetições das modelações primárias do comportamento.

Os comportamentos autistas se caracterizam por três fatores básicos: ausência de sociabilidade, dificuldades de comunicação e imaginação obsessiva e repetitiva. No autismo, há uma falha na interação social recíproca: frequentemente, o autista se isola como se estivesse em outro mundo; é passivo diante dos outros e tem dificuldade de estar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo; suas tentativas de interação social podem ser desastradas e inábeis. Também há dificuldades de comunicação. Alguns não falam e tem pouca linguagem não-verbal. Outros têm a fala limitada, com imitações que podem ser do que o interlocutor acabou de dizer (ecolalia imediata) ou de situações mais distantes (ecolalia remota).

É comum o uso da terceira pessoa ao invés do ‘eu’. Abreviação de frases, expressão do estritamente necessário, sendo ignorados o contato social e a ‘troca de idéias’. A linguagem apresenta alterações no discurso recíproco, na compreensão da linguagem figurada e entoação estranha, apesar do vocabulário e da gramática intactos. E, finalmente, existe imaginação limitada; repetição incessante de movimentos, rotina ou de atividades específicas; reações comportamentais drástica mediante mudanças como, por exemplo, trocar de lugar um objeto da casa; rituais pessoais; mania de perfeição; tudo deve ser simétrico e não pode ficar fora daquele lugar. Gostam de alinhar coisas, colocar e tirar objetos de uma caixa. Tem pouca espontaneidade, mimese corporal, com comportamentos estereotipados, mal copiados dos outros.

Nossa hipótese é que essas duas das três características (a dificuldade de comunicação e a ausência de sociabilidade) são causadas por baixa interação ambiente-comportamento, enquanto a terceira característica, a disfunção na imaginação e na linguagem, é uma forma compensação cognitiva, que pode se desenvolver como resiliência, como no caso dos Asperger. Isto, no entanto, não significa que os fatores condicionantes ontogenéticos e filogenéticos se sobrepõem à subjetividade e ao Self. Ao contrário, no modelo de Bandura e (acreditamos) na sintomatologia do autismo, a consciência é o fator determinante. No entanto, é também o fator mais variável e flexível, se adaptando aos diferentes tipos condicionamentos.

Autismo e Asperger

O autismo foi cientificamente descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo Kanner. Pode-se subdividir a evolução dos estudos sobre a síndrome autista em três etapas distintas: a fase psicogênica (ou psicanalítica) em que o autismo era entendido como uma perturbação emocional adquirida. A fase behaviorista (e vygostskyana), a partir dos anos 70, em que o autismo será visto como um transtorno orgânico-comportamental de cunho biológico e hereditário (fase da ‘descoberta’ do espectro autista ). E a fase atual, neurocientífica e cognitivista, em que fatores genéticos, ambientais e cognitivos condicionam uma anatomia cerebral diferente. Fase cujo marco inicial é a pesquisa clínica desenvolvida por Donald Winnicott sobre o papel decisivo da subjetividade no autismo.

Pode-se dizer também que a Síndrome de Asperger (SA) é o transtorno menos grave do continuum autístico . A SA é um transtorno de múltiplas funções do psiquismo com afetação principal na área do relacionamento interpessoal e no da comunicação, embora a fala seja relativamente normal. Há ainda interesses e habilidades específicas, o pedantismo, o comportamento estereotipado e repetitivo e distúrbios motores. Os portadores são pensadores visuais, literais e inflexíveis. Orientados pela rotina e por regras, com dificuldades em se socializar, são pessoas bastante confiáveis e obsessivos por seus temas, assuntos e interesses favoritos.

Nesta terceira fase de pesquisa, várias explicações científicas parciais para as causas do autismo foram elaboradas, dando ênfase aos diferentes aspectos: as teorias cognitivas (de déficit da função executiva, de déficit de coerência central e de déficit de meta-representação), que admite os fatores ambientais e inatos, ressaltam o papel da subjetividade; a hipótese de intoxicação alimentar, que, aceita o papel do Self e da genética, enfatiza o meio ambiente; e as explicações que priorizam as diferenças anatômicas do cérebro determinadas pela hereditariedade genética.

A teoria cognitiva do déficit da função executiva se baseia na constatação de comprometimento da capacidade de planejamento e execução no autismo e da semelhança entre o comportamento de indivíduos com disfunção cortical pré-frontal e aqueles com autismo: inflexibilidade, perseveração, primazia do detalhe e dificuldade de inibição de respostas.

Já a teoria cognitiva de déficit da coerência central na representação é um aperfeiçoamento da teoria de disfunção executiva, que enfatiza a dificuldade de processar conceitos de totalidades abstratas e da preferência pelo processamento de imagens referentes a realidades parciais concretas. Em comum, as teorias cognitivas apresentam uma característica: a atribuição dos déficits sociais em autismo a dificuldades em modular tanto a dados sensoriais quanto a experiência perceptiva. Dessa forma, o ‘retraimento’ autista tem sido explicado em termos de um estado de excitação crônico ou flutuações nesses estados que conduzem à evitação do olhar, reações negativas e retraimento da interação social, como mecanismos para controlar o excesso de estimulação.

Recuperando a noção de déficit inato na capacidade de entrar em sintonia afetiva com os outros no autismo, identificada pelas abordagens psicanalíticas, surgiram também as explicações de danos na capacidade de meta-representar (ou mais especificamente, na incapacidade de desenvolver uma mente com ‘o outro dentro de si’), como fator explicativo das síndromes do espectro autista.

A segunda grande hipótese contemporânea, a de contaminação alimentar, acredita que o autismo é causado por stress oxidativo, metilação inadequada e distúrbios na sulfatação que acabam atingindo o cérebro e provocando o que chamamos de autismo.

A Dra. Amy Yasko é médica holística e naturopata, trabalha nos EUA com um protocolo feito através de exames genéticos, baseado no projeto GENOMA e mais precisamente com a epigenética, a ciência que pretende esclarecer como fatores ambientais (hábitos alimentares e estresse, por exemplo) podem interferir no funcionamento dos genes. Nesta perspectiva, o comportamento autista se mantém em um tripé que envolve os sistemas imunológico, intestinal e endócrino. E as causas principais do distúrbio autista são: a) a presença de mercúrio e metais pesados acumulado no organismo e; b) a produção de morfinas pelo organismo, metabolizadas a partir do glúten e da caseína . O protocolo se baseia em tratar o autismo através do comportamento do processo metabólico de cada indivíduo, com destaque para as dietas sem glutem e caseina, suplementação de vitamina B6, e uso de camara hiperbárica. Defendem essa hipótese organizações importantes como (Autism Research Institute ), responsável pelo protocolo DAN (Defeat Autism Now). Aqui no Brasil, o DAN é representado pela ADEFA (Associação Em Defesa do Autismo) e o movimento passou a ser chamar “O autismo é tratável”. De acordo com o protocolo DAN há muitos pontos a serem analisados . Cada caso tem uma combinação. Localizam-se os desequilíbrios no organismo através de exames específicos de sangue, urina, fezes e mineralograma; e prescreve-se uma terapia nutricional e bioquímica específica para cada caso, em conjunto com um tratamento educacional intensivo.

E, finalmente, há ainda as abordagens que privilegiam o aspecto genético, secundarizando a subjetividade e o meio ambiente. Em abril de 2008, a Escola Americana de Medicina Genética (ACMG), estabeleceu procedimentos de práticas clínicas a serem seguidos por geneticistas clínicos, tanto para determinar a etiologia dos casos de desordens do espectro autista como para tratar pacientes com este diagnóstico. Este estudo confirma que atualmente existe uma rotina bem estabelecida, clinicamente disponível, com biomarcadores identificados que auxiliam os geneticistas clínicos a avaliar e tratar indivíduos, descrevendo sucintamente alguns biomarcadores reconhecidos, importantes ferramentas clínicas identificadas para avaliação médica e resposta ao tratamento monitorizado .

Dentre as abordagens que enfatizam as diferenças na anatomia cerebral, destaque-se a pesquisa Espelhos Quebrados – uma teoria sobre o autismo (RAMACHANDRAN e OBERMAN, 2006) afirmando que deficiência anatômica no sistema de neurônios-espelho é a causa do autismo. Os neurônios-espelhos são os responsáveis pela modelação do comportamento a partir do ambiente e sua disfunção biológica explicaria a sobrecarga cognitiva, uma vez que a função de mimese passaria a ser desenvolvida por outras partes do cérebro. Também nesse paradigma, há muitos, como Oliver Sacks (1995), que não consideram mais o autismo como uma doença e sim como uma forma diferente de sentir e de pensar o mundo, tão válida quanto qualquer outra. Embora possuir uma anatomia cerebral diferente não seja necessariamente uma patologia, para maioria, o autismo ainda é um problema sério de vida e não ‘um modo alternativo de ser’.

Enquanto os médicos naturalistas dão uma ênfase exagerada à dieta SGSC (sem glúten e sem caseína) e a desintoxicação radical de metais pesados; os psiquiatras acreditam na prevalência genética/diferença anatômica do cérebro autista; e os clínicos, na hipótese da dissonância cognitiva; cada um, apostando em terapias específicas genéticas, farmacológicas ou psicopedagógicas. Porém os melhores resultados de tratamento são conseguidos com adoção de várias terapias em conjunto - o que decorre de uma concepção que acredita em um sistema de determinantes múltiplo e não de uma causa principal para distúrbios do espectro autista.

E isso nos leva ao nosso segundo enunciado: a Teoria Social Cognitiva, em virtude do seu modelo de condicionamento recíproco entre os fatores hereditários, ambientais e cognitivos, é a filosofia ideal para a integração dos tratamentos e terapias do autismo, através da técnica de Modelação.

Modelação

A mais importante contribuição teórica e prática de Bandura é a idéia de modeling – traduzida pelos adeptos da psicologia cognitiva para o português como modelação (enquanto a palavra shaping é traduzida como modelagem, utilizada pelos que preferem a análise comportamental). Modelação significa a adaptação/mudança por mimese criativa de comportamentos, isto é, através da imitação reinterpretada de atitudes, gestos, idéias, afetos. Para ele, todo aprendizado social se dá por modelação de comportamento.

O termo ‘mimese’ foi utilizado por Platão e Aristóteles (e por vários teóricos da arte e filósofos como Paul Ricoeur) para designar o mesmo que ‘modelação’: a apreensão criativa (e muitas vezes involuntária) de condutas alheias para incorporação no próprio comportamento.

Em seus primeiros trabalhos (1961-1986), referentes à teoria da aprendizagem social, Bandura estudou o papel pedagógico da imitação. Em um segundo momento (1986 até agora), ele vai aprofundar seus estudos no sentido de verificar a eficácia terapêutica da imitação, de “transmissão de condutas através de modelação”, principalmente no tratamento de fobias e dependências psicológicas. Porém, é importante citar a famosa experiência de modelação de comportamento agressivo com o ‘João Bobo’. Na experiência um grupo de crianças observa um filme em que adultos (dos ambos os sexos) gritavam e agrediam o boneco inflável. As crianças foram divididas e um grupo de controle não foi submetido à visualização do filme. No momento em que o ‘joão bobo’ é apresentado à criança, ela não tem quaisquer atitudes hostis com o boneco. Porém, após observar o adulto tendo comportamento agressivo com o brinquedo, a criança também passa a reproduzir o comportamento agressivo. Bandura verificou que as crianças que tinham assistido ao filme apresentavam o dobro das respostas agressivas comparativamente ao grupo de controle, inventando inclusive novas formas de agressão que não tinham sido observadas. Observou também que entre os que foram expostos à violência, os meninos foram mais vulneráveis a imitações agressivas que as meninas.

A modelação como terapia foi inicialmente usada por Bandura para trabalhar com herpefóbicos (pessoas com um medo neurótico de serpentes), fazendo com que eles imitem modelos de exposição a cobras, vencendo assim a fobia. Bandura observou que a modelação propicia tanto no aprendizado social como na re-adaptação terapêutica, três efeitos distintos de mudança de comportamento: o modelador, o interprete e o observador.

É lugar comum dizer que os autistas, principalmente os portadores de SA, copiam comportamentos, falas, sotaque e aparência de outras pessoas. Por outro lado, uma dos sintomas mais comuns de diagnóstico autista é a incapacidade de se colocar no lugar dos outros ou ainda da capacidade de representar e/ou abstrair. Pode parecer contraditório, mas as duas assertivas são verdadeiras: tanto os portadores de Asperger são notáveis imitadores como têm dificuldades em representar. Se nossa hipótese central for correta, os autistas têm dificuldades em modelar involuntariamente, eles precisam aprender a aprender comportamentos. Os três efeitos distintos de Bandura são simultâneos, mas também podem ser vistos como etapas de desenvolvimento da técnica de modelar para síndromes autistas e o objetivo integrado de seus treinamentos cognitivos deve ser o desenvolvimento e a ampliação da capacidade de meta-representação. O treinamento através de modelação incorpora outras técnicas psicodramáticas e teatrais.

Mas, vamos ao que interessa: nosso segundo enunciado é que a modelação elaborada por Bandura é o método ideal para integração dos tratamentos de distúrbios autistas.

O tratamento ABA (Applied Beravior Analysis, Análise Aplicada do Comportamento) é o principal programa de ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento possa adquirir a melhor qualidade de vida possível. As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento é o uso de conseqüências positivas ou reforçadoras (presentes, elogios, gratificação).

A modelação de Bandura trabalha com três tipos de reforços positivos: o incentivo passado (tradicional ou clássico behaviorismo), o reforço prometido e o reforço vicário ou indireto, a capacidade seletiva de automotivação através da escolha do ambiente, dos modelos e dos reforços. Note-se que estes motivos têm sido tradicionalmente vistos como as ‘causas’ da aprendizagem. Bandura diz que eles não estão determinando ‘o que’ nós aprendemos, mas condicionando ‘como’ aprendemos.

Claro, existem também três motivações negativas para imitar: a lembrança dos últimos castigos, as ameaças (punições prometidas) e o castigo vicário através de situações que exijam grande desempenho ou que frustrem o sujeito aprendiz, inibindo comportamentos indesejáveis. Bandura diz que a punição em suas diferentes formas, não funciona tão bem como o reforço positivo e que, de fato, há uma tendência do sistema de restrições se voltarem contra o desenvolvimento do sujeito do aprendizado. Por ‘punição’ também não se deve entender castigos corporais ou constrangimentos morais, mas sim penalidades consensuais assumidas com antecedência, ‘prendas’, atividades compensatórias realizadas por espontânea vontade. O uso positivo da culpa aliado à mudança das formas e ocasiões de auto-gratificação pode acelerar bastante um processo de aprendizagem por modelação. Em todo caso, a modelação de Bandura permite incrementar bastante o tratamento ABA em sua concepção tradicional.

No filme Meu filho, Meu mundo (Son-rise: a miracle of love, 1979) , há uma cena em que os médicos behavioristas criticam os pais do menino autista protagonista por esses imitarem seu comportamento patológico, enquanto ‘o correto’ seria que apenas a criança imitasse os pais e professores. E, como filme mostra, a chave para entrar em contato emocional com a criança autista é justamente a reciprocidade da modelação, o fato dela ser uma via dupla é que permite que haja realmente comunicação. A grande relevância desta abordagem, no entanto, está em provar o papel central da afetividade na mudança do comportamento autista. E, no ABA, a imitação é unilateral e segue um modelo de interação um-um.

Outra forma de tratamento autista por treinamento cognitivo muito conhecido e aplicado é o TEACCH . Enquanto o ABA é uma terapia comportamental que tem por objetivo adaptar o portador do distúrbio ao ambiente social, o programa TEACCH, mais atual, há uma ênfase no desenvolvimento da consciência das diferenças neuro-cognitivas. Mudar o comportamento não é um objetivo em si mesmo. É possível combinar estratégias do TEACCH e da ABA, porém, é muito importante que eles sejam filosoficamente integrados (pela Teoria Social Cognitiva, por exemplo). Talvez os que trabalham com ABA não enfatizem tanto a autonomia, sendo às vezes difícil evitar que as crianças tornem-se dependentes de modelos. Por outro lado, trabalhar com a abordagem TEACCH pode fazer com que se concentrem demais na independência e deixem de trabalhar com imitação.

Entre as terapias, também há várias possibilidades de combinação, porém as mais importantes são: a terapia ocupacional, a de integração sensorial e a terapia da fala ou fonoaudiológica. A integração das terapias pode ser embasada nos programas TEACCH e ABA. Também poderá utilizar o recurso PECS (Picturing Exchanging Communication System, Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras).

Eu já conhecia o potencial pedagógico e terapêutico da imitação, devido as minhas vivências com o Círculo de Repetição. Bandura, no entanto, faz uma fundamentação científica impecável, com diversas pesquisas empíricas e várias discussões específicas.

O Círculo de Repetição é uma técnica que consiste em todos imitarem cada um dos participantes da roda. Tanto se pode deixar livre a ordem e o tempo de participação de cada um, de modo orgânico; como também estabelecer uma seqüência (o sentido horário do círculo, por exemplo) e um tempo (mínimo e/ou máximo) de fala para cada um, mas a imitação deve ser a mais perfeita possível em termos de movimento, voz e intenção – devendo-se evitar o máximo ‘interpretar’ o outro, embora isso seja inevitável e as pessoas acabem vendo como são vistas pelos outros. Esse não é a principal função do exercício, apenas um estágio inicial. Com o tempo (uns 30 minutos), cria-se um vínculo inconsciente entre os participantes, que passam a sentir a presença de si nos outros e dos outros dentro de si, e se estabelece um jogo profundo de troca de identidades e modos de ver e pensar. O Círculo comporta diferentes aplicações pedagógicas (ensino de línguas, de música, contar estórias míticas), terapêuticas (expressão de conteúdos emocionais reprimidos, ampliação da identidade individual) e hipnóticas (viagens da imaginação – a repetição de vozes com os olhos fechados), embora a verdadeira essência desta prática esteja em seu caráter lúdico e aberto à improvisação. O círculo de repetição abre as portas para inúmeras outras técnicas de roda (biodança, danças circulares, cirandas), psicodramas, narrativas míticas e de sonhos.

Porém, para promover essa integração de tratamentos e terapias através do aprendizado social por modelação de comportamento, não basta adotar a imitação como técnica principal, é preciso também ressaltar processos relevantes da mimese cognitiva:

1. Atenção. Se você vai aprender algo, você precisa estar prestando atenção. A atenção é o foco da percepção. Alguns dos fatores que influenciam a atenção têm a ver com as propriedades do modelo. Se o modelo é colorido e dramático, por exemplo, mais atenção. Se o modelo é atraente, de prestígio ou parece ser particularmente competente, despertará mais atenção. E se o modelo está mais perto de nós, ‘chama’ mais atenção. Essas variáveis foram usadas por Bandura para mensurar os efeitos da televisão sobre as crianças.

2. Retenção. Em segundo lugar, temos de ser capazes de lembrar do que prestamos atenção. Aqui, a imaginação e a linguagem entram em jogo, reanimando a imagem ou a descrição para que possamos reproduzi-los com o nosso próprio comportamento.

3. Reprodução. Neste ponto, estamos sonhando acordados. Posso passar um dia inteiro assistindo um patinador olímpico fazer o seu trabalho e não ser capaz de reproduzir os seus saltos, porque eu não sei nada patinação. É preciso ter a capacidade de reproduzir o comportamento memorizado. Por outro lado, é através da imitação que se melhora o próprio comportamento.

4. Motivação. Além de prestar atenção, se lembrar dos comportamentos e saber reproduzi-los, nós ainda não nos modificaremos, se não formos motivados para imitar, isto é, a menos que tenhamos boas razões para fazê-lo. Como vimos, há três reforços positivos e três negativos.
“Aprender a aprender” através da observação e modelação de comportamentos, implica na capacidade auto-regulação e do sujeito do aprendizado ‘ser agente’, isto é “fazer as coisas acontecerem intencionalmente” (2008, 69) em função do desenvolvimento, a adaptação e a mudança – não apenas do comportamento como também do meio ambiente que o condiciona e da consciência que o determina.

A noção de agência

A noção de agência, mais do que se definir como uma mera mediadora dos aspectos ambientais e comportamentais, tem um papel fundamental na constituição desses fatores e é formada a partir de quatro atividades cognitivas distintas: intencionalidade, antecipação, auto-reatividade e auto-reflexão.

1) Intencionalidade – Além do desejo consciente de mudança e/ou adaptação do comportamento, a intenção de se modificar ao longo do tempo implica em planos e estratégias.

2) Antecipação – Porém, o planejamento para modificar seu próprio comportamento implica em traçar objetivos e prever os resultados.

3) Auto-reatividade ou auto-regulação como atividade cognitiva necessária à mudança de comportamento pode ser subdividida em: a) motivação, isto é: na capacidade de se manter emocional confiante na mudança através, principalmente, das crenças de auto-eficácia; e b) auto-regulação propriamente dita, que para Bandura se dá principalmente através da modelação (a imitação criativa de outros modelos de comportamento).

4) Auto-reflexão – É a consciência, entendida como auto-referência e capacidade metacognitiva de refletir sobre si mesmo, como o principal fator interno no processo de aprendizagem social e nas mudanças adaptativas de comportamento.

Agência pode ser ainda pessoal, delegada ou coletiva; mas nunca individual para evitar a dicotomia com o social. Particularmente, também não gosto da agência coletiva. O importante, no entanto, é que a noção de agência permite pensar as possibilidades de aumentar autonomia dos comportamentos em função de seu condicionamento, alterando parte deste condicionamento.

Um exemplo: para mudar a dieta (excluir o açúcar e carboidratos com glúten – o que básico para os portadores de autismo), uma pessoa deve, em primeiro lugar, compreendendo que o desejo é mais forte que a vontade, desejar viver com qualidade para vencer (ou “ficar magro e bonito”) a vontade de comer doces e massas, e não ao contrário (colocar a força de vontade contra o desejo de come-los).

Mas definição correta do desejo a ser intentado, evitando-se a interpretar a restrição como uma punição corporal, não é suficiente sem uma estratégia e de um plano, envolvendo tempo, reforços, mudanças de condicionamento. A faculdade da antecipação, por sua vez, permite a redefinição constante dos objetivos possíveis e a motivação através dos resultados alcançados. A pessoa pode, no exemplo, evitar situações e lugares que propiciam o desregramento alimentar por algum tempo. A auto-regulação apresenta dois aspectos. Acreditar que se é capaz de parar de mudar de hábitos é preponderante para fazê-lo. Muitos manuais de auto-ajuda aconselham ao uso do gerúndio (“estou mudando”) ou mesmo o artifício decisão de longo prazo (“já me decidi emagrecer e vou conseguir não importa quantas vezes precise recomeçar”). O outro aspecto é a modelação, isto é, a imitação de comportamentos de pessoas saudáveis: o exemplo de amigos a quem admira e o apoio da família, além de diferentes tipos de reforço terapêutico, exercícios físicos, outras rotinas. O corpo aprendeu a comer bobagens por modelação e precisa aprender outros comportamentos para largar o antigo condicionamento.

A auto-reflexão, como sub-função do agenciamento cognitivo, consiste na compreensão do consumo excessivo de açúcar e amido (na verdade, do vício em dopamina associado à alimentação) como uma boa oportunidade para o descondicionamento da mente. A consciência agradece os ensinamentos da compulsão, pois entende seu papel no desenvolvimento. Mesmo considerando a auto-reflexividade como a sub-função mais importante no processo de agenciamento cognitivo entre comportamento e ambiente, a ênfase de Bandura é na auto-regulação.

O processo de auto-regulação, para Bandura, começa com a auto-observação, seguida pela auto-julgamento, que possibilita a auto-reação. O ciclo das sub-funções da auto-regulação não é automático e as etapas só ocorrem quando ativadas seletiva e voluntariamente pela consciência. Bandura prescreve uma auto-observação mental de médio e longo prazo, baseada em dois grupos de parâmetros: as dimensões de desempenho (as motivações do vício) e a qualidade de monitoramento (quantas vezes e como nos observamos). Esses dois parâmetros permitem estabelecer processos de auto-julgamento, levando em conta nossos padrões pessoais assim como outras referências de desempenho (comparações com os outros e com o próprio desempenho em momentos diferentes).

Pode-se, então, estabelecer o valor da atividade observada e seus determinantes são externos e/ou psicológicos. A partir daí, avaliam-se as auto-reações emocionais de entusiasmo e frustração e prescrevem-se medidas de punição e incentivo necessárias para modificar o comportamento observado. Nesse ponto, percebemos a importância do sistema de crenças do sujeito observado/observador. E entre as crenças, Bandura destaca a importância da crença na própria eficácia como sendo a mais relevante no aprendizado social.

A crença na Auto-eficácia

Para Bandura, entre os fatores que propiciam uma auto-regulação dinâmica no sentido da mudança de hábitos e comportamento está a crença na auto-eficácia, resultante das expectativas de desempenho e resultado.

Dito assim, parece ‘pensamento positivo’ ou outro ilusão de auto-ajuda, em que se desejando uma coisa, ela acontece - como no filme O Segredo. Porém, a auto-eficácia é apenas o julgamento da capacidade pessoal (2008, 32) e não uma força mágica ou telepática capaz de influir nos acontecimentos.

Enquanto a auto-imagem (ou auto-conceituação) é resultante do passado e a auto-estima é enraizada na situação emocional presente, a auto-eficácia é uma crença que nos remete para o futuro. “Auto-eficácia é o julgamento da capacidade para organizar e executar ações necessárias para alcançar certos tipos de desempenho” (2008,101).

Vejamos então como a crença na auto-eficácia se encaixa no conjunto das idéias de Bandura. Uma intensificação consciente desta modelação secundária, através de um treinamento em habilidades sociais é bastante indicada em várias situações, como por exemplo, a pessoa submissa socialmente e intolerante com os familiares. Geralmente esse comportamento (assim como outros semelhantes) é resultado de uma educação inadequada das pessoas com necessidades especiais severas e pode ser modificada através da modelação um-a-um.

No entanto, para portadores da Síndrome de Asperger (bem como para outros tipos de deficiência cognitiva de alta funcionalidade em que os portadores têm autonomia), a Teoria Social Cognitiva prescreve a auto-terapia (Self therapy), em que a crença na auto-eficácia ocupa um lugar central. Técnica que tem sido muito bem sucedida com problemas como tabagismo, distúrbios alimentares, dependência química e mudança de hábitos em geral.

Pode-se subdividi-la em três procedimentos:

1. Registros das condutas. A auto-observação requer que você escreva modos de conduta, tanto antes como depois das tentativas de mudança de comportamento. Este ato inclui coisas simples como a contagem dos alimentos consumidos por dia até comportamentos mais complexos, como por exemplo, cada motivo específico de consumi-los.

2. Planejamento Ambiental. Mudar o ambiente: eliminar ou evitar as situações que levam ao vício (televisão, geladeira, crianças). Também mudar de ambiente: fazer ginástica, curtir a natureza, evitar bares ou programas associados à alimentação desregrada.

3. Auto-contratos. Por último, há declaração de compromisso com o plano de mudanças, com suas recompensas e castigos. Estes contratos devem ser escritos na frente de testemunhas (para o nosso terapeuta, por exemplo) e os detalhes devem ser muito bem especificados: "Só vou para um jantar no sábado à noite se eu não comer bobagens esta semana do que a última. Senão, eu vou ficar em casa trabalhando” ou promessas semelhantes.
Nas terapias de modelagem um-a-um, outras pessoas (o terapeuta e os pais) controlam as recompensas e punições para motivar a mudança de comportamento, pois os portadores de necessidades severas não conseguem ser muito rigorosos com eles próprios. Na auto-terapia, no entanto, trata-se de aumentar ainda mais a capacidade de auto-regulação do agente, dando lhe o máximo de autonomia com supervisão para garantir um mínimo de frustrações e de experiências negativas. É claro que o erro faz parte do aprendizado. Porém, no desenvolvimento da crença na auto-eficácia é mais importante celebrar vitórias que reavaliar atitudes fracassadas.

Outra diretriz importante é estabelecer os domínios de auto-eficácia e os domínios de deficiência cognitiva e estabelecer metas para diminuição das dificuldades e otimização das capacidades. Seguindo o mesmo exemplo: um autista acredita na sua eficácia nos domínios matemáticos ou musicais, e de sua deficiência no domínio da vida afetiva e social.

Pode-se dizer que o conjunto dos domínios (eficientes e deficientes) forma um círculo vicioso de causas co-recorrentes em que as situações recorrentes se repetem de forma compulsiva e involuntária. O círculo vicioso pode ser revertido através de um plano de excelência de vida, retirando e adicionando fatores de reforço, para maximizar os domínios de auto-eficácia e minimizar os domínios de incapacidade. E à medida que a pessoa toma consciência desses padrões de repetição, rompe-se o círculo vicioso e há uma reorganização cognitiva e uma mudança progressiva na sua estrutura interna.

Na maioria dos casos, deve-se pensar um processo gradual que comece com a condição de um paciente dependente (da família e do reforço do terapeuta) e evolua para o contexto de um agente consciente que lute para conquistar autonomia, modificando-se na medida em que muda seu ambiente. Geralmente, isso exige que as mães (e as vezes, os pais e irmãos) também entrem em processo terapêutico, treinando novos comportamentos.

Há vários modos de definir as eficiências e deficiências, bem como de compreender os domínios para detalhá-los. No site ‘Coaching Asperger’ se enumeram as oito vantagens competitivas dos Asperger’s - o que é bastante interessante, porém limitado ao domínio profissional.

Do ponto de vista da formação escolar (e do desenvolvimento cognitivo da linguagem e da comunicação), há atualmente uma grande ênfase na utilização do computador como prótese da mente autista e no fato de que há grande número de portadores de SA que se tornam programadores ‘naturalmente’. Mas, quando se fala de prótese mental não se trata apenas da cognição visual propiciada pela sintaxe do computador, mas sim da constituição de uma identidade ‘à distância’ via Internet, transformando indivíduos introvertidos e isolados em uma rede de seres sociais, o que é um pré-requisito não só para uma ação social efetiva em uma voz na arena pública, mas, sobretudo, para uma mudança no comportamento e na identidade autista. O principal desses primeiros grupos é a ANI (Autism Network International) .

É claro que o computador não substitui a dedicação dos professores, nem o afeto e a atenção dos pais. Ele é apenas uma ferramenta superação para tríplice deficiência do autismo (comunicação, interação social e conduta recorrente), um instrumento para desenvolvimento da auto-eficácia. O importante é a mudança de atitude.

É, principalmente, através da auto-representação, que os autistas podem desenvolver sua autonomia e vencer o regime de dependência física e psicológica inerente a sua condição.

Conclusão

Além de realizar um breve resumo comentado das idéias do psicólogo contemporâneo Albert Bandura, aplicou-se aqui seus principais conceitos ao tratamento do autismo de alta funcionalidade e/ou síndrome de Asperger.

Com modelo triádico definiram-se os comportamentos autistas como aqueles que têm uma deficiência de interação direta entre comportamento (condicionamento ontogenético), ambiente (condicionamento filogenético) e o Self, em que se desenvolvam resiliências, ecolias, recorrências e fixações no campo cognitivo. Ressaltamos também que, na perspectiva de Bandura, o comportamento e o ambiente são fatores condicionantes, enquanto o Self, a subjetividade, a consciência são fatores determinantes do desenvolvimento cognitivo e do aprendizado social.

Em seguida, com o método de aprendizagem social por modelagem através dos quatro processos (atenção, retenção, reprodução e motivação) como o ideal para integração dos tratamentos e das terapias de recuperação dos portadores de distúrbios autistas: a dieta SGSC (elaborada a partir de exames clínicos), medicação (segundo os biomarcadores genéticos) e o treinamento psicopedagógico da capacidade de representação cognitiva .

Com a noção de agência e suas propriedades cognitivas (intencionalidade, antecipação, auto-reatividade e auto-reflexividade), apresentou-se a proposta de auto-regulação (ancorada na observação, no julgamento e na auto-reação) da Teoria Social Cognitiva.

Finalmente, apresentou-se a crença na auto-eficácia, discutiu-se as técnicas de auto-terapia (o registro de condutas, o planejamento ambiental e o uso de auto-contratos) no tratamento de portadores de SA, principalmente com a utilização de computadores e da internet.

E, concluímos que: é através da auto-representação em suas diferentes esferas (social, política e pessoal) que os autistas podem conquistar autonomia e uma vida melhor em sociedade.



BIBLIOGRAFIA

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